Quem sou eu

Minha foto
ITANHAEM, SÃO PAULO, Brazil
Portfólio eletrônico e registro de trabalhos desenvolvidos pelos alunos da E.M. Eugênia Pitta - Itanhém - 2010

segunda-feira, 27 de julho de 2009

A emoção que vivi quando te conheci

Releitura da Crônica Mapa de Mario Prata.
Estância Balneária de Itanhaém é a cidade mais antiga de São Paulo, foi aqui que nasci, ainda tinha a linha de ferro Sorocabana que ligava Santos a Juquiá para São Paulo fazia-se, baldeação em Samaritá. Não tinha estrada Anchietano, era a pequena estrada da Serra do Mar.Podia-se ver a beleza da serra bem verdinha e florida com as quaresmeiras rosa e lilás, a exuberãncia estava lá quieta e silienciosa sem ninguém a tocar.
Essa natureza me inspirou muitas recordações. Da janela do trem aspirava-se o ar bem geladinho aromatizado da mata. Ao longe, avistava-se a força d`água de uma cachoeira. Eu não tirava os olhos de cada relevo, precipício, pontes a neblina na serra era de assustar, mas o agasalho dos túneis me acalmava. Contei tantos que perdi a conta cada vez mais um aparecia. O trem balançando e eu cantando, lanchando ouvindo o apito gritar: era mais uma estação que esse trem ia parar. Viajei nesse tempo de criança nas mãos dos avós, conheci no passeio da Serra do Mar. Hoje viajo no tempo de minhas memórias para lhes contar que a estrada da vida é viver bem cada momento onde passar. tudo se transformou na minha vida e hoje a estrada de ferro não existe mais.
Porém novas construções se ergueram nessa serra, ficam a dedicação e a gratidão da beleza. O homem tem que conservá-la, pois músicas, filmes de Roberto Carlos, cartões postais, fotografias tudo isso a eternizam. Valores que ainda serão possíveis adquirir seja o tempo de cada um de nós, o que importa são as emoções que vivi viajando na Serra do Mar, ainda de trem.
Texto elaborado pela Aluna Angela Maria Assumpção Ribeiro da série T4A- Eja, orientado pela professora de Geografia Elaine Maia.
Itanhaém,03 de julho de 2009.

Nenhum comentário: